Metodologia de Ensino: Penso, logo danço

27 mar

As pessoas têm que pensar para aprender a dançar, na realidade não só para aprender a dançar, mas para aprender qualquer coisa!

Pensar para dançar ?!? Parece estranho, sempre achamos que dançar é ouvir a música e deixar seu corpo ser levado por ela… Depois que já sabemos o que fazer, somos levados pela música. Mas como curtir a música se você não sabe quais movimentos fazer? Aí é que entra a técnica e o aprendizado!

Explicar os movimentos, estimular as pessoas a pensarem, entenderem e executarem cada parte… Utilizar referências do dia-a-dia das pessoas e explicar comparando com outros movimentos que a pessoa já conhece. Esta é a base.

Todos os passos são ensinados a partir de movimentos básicos, e o aluno descobre todas as possibilidades para iniciar e finalizar os passos, sempre utilizando sua mente e sua criatividade para procurar todas as formas possíveis de encaixar os passos, como se fossem ‘blocos de montar’, que você combina como quiser.

Em paralelo temos exercícios e brincadeiras para desenvolver a consciência corporal, melhorar a postura e trabalhar a musicalidade, deixando os alunos mais soltos, mais confiantes, quebrando bloqueios e preconceitos. E as pessoas percebem mudanças não apenas na dança, mas na qualidade de vida de cada um!

A metodologia utilizada na Passos & Compassos está em processo de aprimoramento contínuo, sendo pesquisada e desenvolvida por Solange Gueiros, diretora da escola. Os professores são facilitadores do processo de aprendizado, desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem através da organização das idéias dos alunos e da consciência corporal.

One thought on “Metodologia de Ensino: Penso, logo danço

  1. Pingback: Dança de Salão para deficientes visuais: metodologia Penso, logo danço - Passos & Compassos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>